A fé precede a regeneração

A ordem da salvação é um tema bastante controverso no meio protestante, principalmente no que tange a respeito ao início da salvação. A grande pergunta é, primeiro o crente é regenerado para depois crer ou, primeiro ele crê para depois ser regenerado?

Muitos ensinam que a regeneração precede a fé. Dizem que uma pessoa deve nascer de novo antes de crer. Tais pessoas argumentam que a nova vida vem antes da fé.

R. C. Sproul, por exemplo, expressa desta forma:

“Regeneração não é o fruto ou o resultado da fé. Invés, regeneração precede a fé como a condição necessária para fé.”[1]

Em outro livro, Sproul escreve novamente,

“Qualquer cooperação que nós apresentamos em direção a Deus ocorre somente após a obra de regeneração ter sido completada…Regeneração deve ocorre primeiro, antes que possa haver qualquer resposta positiva em fé.”[2]

Os que defendendem esta posição afirmam que os seres humanos nascem mortos em pecado e, portanto, são “iguais a um cadáver” em suas habilidades de responder à Graça de Deus que dá vida. Em consequência disso, de acordo com sua lógica, Deus deve trazer o cadáver de volta à vida para que ele certamente creia na verdade revelada de Deus.

Enquanto este conceito de morte espiritual está correto em sua afirmação da condição humana não regenerada, ele erra na aplicação da Graça de Deus.

O problema desta lógica é que parece não entender a ação da Graça de Deus no ser humano. Seria Deus incapaz de fazer um morto espiritual crer em Jesus Cristo? Será que Deus está limitado a lógica humana de que um morto espiritual não pode responder a Deus sem antes receber vida?

Me parece que esta lógica coloca ênfase demais na situação humana e pouco poder na Graça imensurável de Deus, pois os textos Bíblicos apontam para outro caminho. A Graça de Deus é tão poderosa que pode fazer qualquer ser humano responder ao chamado dvivino, mesmo em seu estado de morte espiritual.

Portanto, o que a Escritura realmente diz sobre a ordem lógica da nova vida? Qual vem primeiro, a nova vida ou a fé? Vamos observar:

Gênesis 3:8-10

“8 Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou:  — Onde você está?  10 Ele respondeu:  — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.”

Estes versículos são interessantes para a discussão do tema, pois muitos afirmam que alguém morto espiritualmente não pode responder a voz de Deus. Se isso fosse verdade, como Adão ouviu e respondeu a Deus mesmo em estado de morte espiritual?


Atos 11:18

“Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo:
— Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida!”

A ordem claramente apresentada é a do “arrependimento para a vida.”

De acordo com o texto, os gentios não receberam a vida para o arrependimento, mas exatamente o contrário. Além disso, o evangelho é o meio que Deus concede à humanidade a capacidade de crer. Ele enviou o evangelho primeiro aos judeus e depois aos gentios o qual possibilitou sua resposta de fé (Rm. 1:16; 10:14-17).

João 5:40

“Contudo, vocês não querem vir a mim para ter vida.”

Receber a vida é uma consequência de ir até Deus (isto é, arrependimento dos pecados e fé em Jesus Cristo).

João 6:53

“Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos.”

Cristo diz que para ter vida é necessário comer a sua carne e beber o seu sangue (ou seja, exercer fé em Jesus Cristo).

João 6:57

“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim.”

A ordem, então, é a seguinte:

“quem de mim se alimenta…” (pela fé)” … ”viverá”.

João 20:31

“Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome.”

A ordem, segundo o texto, é a seguinte:

“Estes, porém, foram registrados…” (Escrituras) “… para que vocês creiam ___ e para que, crendo, tenham vida…”

A vida é claramente um fruto da fé e do arrependimento, e não o contrário.

Atos 15:9

“E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes o coração por meio da fé.”

Não se lê que Ele purificou seus corações pela regeneração, para fazê-los ter fé. Segundo o texto, um coração purificado é um fruto da fé, e não o contrário.

João 1:12,13

“¹² Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, ¹³ os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”

O direito de nascer de Deus é dado apenas àqueles que creem. A ordem claramente apresentada é a seguinte: “… todos quantos o receberam“… deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus…”

Ao cristão não é dado nem mesmo o direito de se tornar um filho de Deus, muito menos nascer de novo como Seu filho, A não ser que cumpra o requisito de receber a Jesus Cristo e crer em seu nome. Portanto, nInguém rececebe uma nova vida ou é feito filho de Deus antes de receber a Cristo pela fé.

Gálatas 3:26

“Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;”.

Obviamente, tornar-se um filho (nascido de Deus) é um fruto da fé, e não o contrário.

I Timóteo 1:16

”Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna.”

Ṕaulo poderia ter dito que receberam a vida eterna para terem fé, mas, ao invés disso, a vida eterna é colocada como consequência da fé.

Atos 16:30-31

O carcereiro filipense perguntou: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (At. 16:30).  O apóstolo Paulo poderia ter respondido: “Tu nada podes fazer para seres salvo. Tu nascestes como um cadáver morto em teus pecados, e um defunto nada pode fazer. Se Deus te fizer viver, então tu serás convencido a crerás em nosso evangelho.” Mas Paulo e Silas não hesitam em simplesmente dizer: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (At. 16:31). Crede então para teres uma nova vida. Arrepende-te e vivei! Esse é o apelo do evangelho enviado para que todos o ouçam e o respondam.


REFERÊNCIAS:

[1] Sproul, R. C. Essential Truths of the Christian Faith, (Tyndale House Publishers Inc., Wheaton, IL, 1992), p. 172.
[2] Sproul, R. C. What Is Reformed Theology? (Baker Books, 1997), p. 186.

Pr. Anderson Weige Dias.

One thought on ldquo;A fé precede a regeneraçãordquo;

  1. Leandro diz:

    Parabéns pelo artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *