Posso participar do Carnaval?

Posso participar das celebrações carnavalescas? Sem dúvida, a época do Carnaval suscita esta pergunta para muitos cristãos. Em tais celebrações, sejam festas ou blocos de rua, expomos-nos a uma variedade de estímulos, principalmente a uma exacerbação da sexualidade, nos vendo imersos em uma cultura permissiva e sedutora. Diante desse cenário, a resposta a pergunta inicial é não, ao mesmo tempo que, torna-se crucial ponderarmos sobre o Carnaval.
Os festejos do Carnaval ocorrerão nos próximos dias, queiram-nos ou não. De fato, há aqueles que oram por chuvas durante o Carnaval, na esperança de perturbar o prazer de alguns. Mesmo que chova, os carnavalescos darão um jeito. Parece que a chuva tornou-se mais uma desculpa para os cristãos faltarem à igreja do que para os foliões deixarem de participar do Carnaval.
O dilema não reside no calendário, mas sim no seu mau uso, pois podemos aproveitá-lo para uma variedade de atividades benéficas, considerando-se que se trata de uma pausa prolongada na rotina. Participar de retiros de igrejas, ir aos cultos do fim de semana ou simplesmente ficar em casa e cada um glorificar a Deus do seu jeito pessoal, são maneiras benéficas de aproveitar o feriado prolongado de carnaval.
É de se assombrar ver que muitos cristãos, com razão, rejeitam o Carnaval, mas não são igualmente atentos e críticos a tantas outras concessões que fazem em suas vidas, como: linguagem obscena, postar fotos sensuais em suas redes sociais, usar softwares piratas, acessar pornografia ou mentir no trabalho.
O nosso desafio é não nos contaminarmos e nos conformarmos com este mundo e seu sistema anticristão. A luta é pelo quão distante de tudo isso devemos ficar para não nos sujarmos, não pelo quão próximo aguentamos chegar sem nisso tudo cairmos. Memorize, está mais seguro quem fica mais distante da beira do abismo, não quem é capaz de se equilibrar perto dele.
O meu desejo é que você use este período de carnaval para desfrutar da presença de Deus, de sua família e dos irmãos de sua igreja. Aproveite a pausa no trabalho para se dedicar ainda mais para a glória de Deus em atividades que dificilmente você conseguiria fazer em outro período.
Deus lhe abençoe ricamente!

Pr. Anderson Weige Dias

One thought on ldquo;Posso participar do Carnaval?rdquo;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *