Você não é inútil! – Josué 2:1-14

É muito fácil se revoltar contra a teologia da prosperidade, basta a gente falar mal dela, basta um discurso contrário contra a teologia da prosperidade. A coisa mais difícil não será se revoltar contra a teologia da prosperidade, mas tirá-la do coração.

O mecanismo da teologia da prosperidade é o mecanismo que concentra toda a nossa obediência numa espécie de serviço necessário pra que a gente possa contar com as bênçãos de Deus, ou seja, tem que estar bem na fita com Deus. Eu tenho que fazer as coisas de uma tal forma que o patrão, ou seja, Deus se agrade. Que eu cause em Deus uma certa admiração ao ponto de ele me conceder algo em função do meu serviço em função daquilo que eu estou oferecendo.

Não é atoa que em contextos em que a teologia da prosperidade é ensinada, as pessoas se revoltam facilmente contra Deus, pois se dedicam em receber de volta o esforço empenhado para agradar a Deus. Aí se ouve expressões como, poxa Deus, tenho feito tanto e mesmo assim não tens me abençoado.

Mas, o que precisamos aprender é que nada do que fizermos vai nos fazer merecer algo de bom de Deus. Se não fosse pela graça divina todos estaríamos condenados ao inferno e sem poder fazer qualquer tipo de reclamação. Então, precisamos tirar de nosso coração qualquer ideia de barganha com Deus.

Por outro lado, há pessoas, que se isolam da graça divina ao ponto de acharem que não podem colaborar em nada para a obra de Deus, que são pessoas que nada possuem para ajudar, seja em palavras, obras de serviço ou até mesmo e oração.

Há uma música famosa que diz “Inútil! A gente somos inútil”. Talvez essa frase até faça sentido dentro da narrativa da música, mas na vida real, as coisas são diferentes. Pois, na verdade, você não é inútil. Deus tem um plano e um propósito para sua vida.

Talvez você se sinta uma pessoa sem valor, sem capacidades, ou que não serve para nada, talvez algumas pessoas até já lhe tenham dito isso. Mas, através da história de Raabe é possível verificar que para Deus ninguém é inútil, até aquela pessoa que ninguém da valor, é de suma importância para Deus, e pode ser grandemente usada por ele.

Raabe não era do povo dos israelitas, era prostituta e pagã. Ninguém imaginaria que alguém como ela poderia ser alcançada por Deus. Mas ela foi e, inclusive fez parte da genealogia de Jesus Cristo como pode-se conferir em Mateus 1:5.

Quando lemos a Bíblia, podemos ficar um pouco entediados ao nos deparamos com genealogias. O primeiro evangelho de Jesus Cristo começa com uma genealogia. Como nos demais livros, a genealogia não está aqui por acaso e nem é para ser pulada. É para ser lida e vivida.

Lendo a genealogia de Jesus Cristo aprendemos muito. Tudo na Bíblia tem um propósito. Até para nos mostrar que Deus é soberano sobre a história e usa pessoas que parecem improváveis.

A palavra Josué, nome do livro que leremos. significa “Jeová é a salvação” e é a forma hebraica do nome Jesus, o nome que está acima de todos os nomes. Nao é atoa que Josué foi uma figura, um símbolo, uma tipologia de Cristo. E o livro ainda pode simbolizar a nossa vitória em Cristo. A travessia do Jordão era a morte; mas, para além dele, raiava a aurora de plenitude, de felicidade e de bênção,que também a nós está prometida.

Dentro do contexto do tento Bíblico, estamos em um momento onde a terra prometida para os israelitas precisava ser espionada com o propósito de uma conquista. Josué enviou dois homens para cumprirem essa missão. A prostituta Raabe escondeu e ajudou estes homens para eles cumprirem sua tarefa. Por sua vez, Deus a abençoou e foi lhe conferida a promessa de favor e segurança entre os israelitas. Para ela mesma e para seus familiares. Deus abençoou Raabe por ter protegido os servos de Deus.

Leia abaixo Josué 2:1-14:

¹ Da localidade de Sitim, Josué, filho de Num, enviou secretamente dois espias, dizendo:
— Vão e observem a terra e a cidade de Jericó.
Eles foram e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
² Então a seguinte notícia chegou aos ouvidos do rei de Jericó:
— Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra.
³ Por isso, o rei de Jericó mandou dizer a Raabe:
— Traga para fora esses homens que vieram a você e que estão aí em sua casa, porque vieram espiar toda a terra.
⁴ Mas a mulher, que havia escondido os dois homens, respondeu:
— É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde eram.
⁵ Quando o portão da cidade ia ser fechado, sendo já escuro, eles saíram. Não sei para onde foram. Se forem depressa atrás deles, ainda os alcançarão.
⁶ Ela, porém, os tinha levado para o terraço da casa e os havia escondido entre as canas de linho que havia colocado em ordem no terraço.
⁷ Aqueles homens foram atrás dos espias pelo caminho que leva aos vaus do Jordão. E, depois que eles saíram, fechou-se o portão da cidade.
⁸ Antes que os espias se deitassem, Raabe foi aonde eles estavam, no terraço,
⁹ e lhes disse:
— Bem sei que o Senhor deu esta terra a vocês, e que o pavor que vocês estão causando caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão se derretendo de medo.
¹⁰ Porque ouvimos que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vocês, quando saíram do Egito. Também ouvimos o que vocês fizeram com os dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam do outro lado do Jordão, os quais vocês destruíram.
¹¹ Quando ouvimos isso, o nosso coração se derreteu, todos ficamos desanimados, por causa da presença de vocês. Porque o Senhor, o Deus de vocês, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
¹² E agora jurem pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para com vocês, vocês também usarão de misericórdia para com a casa de meu pai e que me darão um sinal certo
¹³ de que conservarão a vida de meu pai e de minha mãe, dos meus irmãos e das minhas irmãs, com tudo o que eles têm, e de que livrarão a nossa vida da morte.
¹⁴ Então os homens lhe disseram:
— A nossa vida responderá pela de vocês, se vocês não denunciarem esta nossa missão. E, quando o Senhor nos der esta terra, usaremos de bondade e de fidelidade para com você.

 3 características de Deus que a história de Raabe nos ensina sobre a tua vida:

1)Deus conduz a tua história (vv. 1-7)

As coisas não acontecem por acaso. Os espias se esconderam na casa de Raabe que ficava situada sobre as muralhas da cidade. Sendo ela uma prostituta, vivia recebendo homens em sua casa e, assim sendo, não levantou maiores suspeitas a visita destes dois espias.

O que temos neste relato, é Deus conduzindo a história. Através de Raabe, que ninguém esperava que seria usada por Deus para salvação dos israelitas, pois eles conseguiram cumprir a sua missão. Deus abençoou tanto o povo de Israel quanto Raabe pela obediência dessa mulher a Deus.

Os espias poderiam ter ido em qualquer outra casa e terem sido mortos, mas Deus os conduziu até a casa de Raabe, pois tinha um plano para eles ali. Desse mesmo modo, Deus também tem um plano para você, meu querido irmão. Deus não lhe abandonou, é Ele quem conduz a história, deixe-se ser usado por Deus, você tem valor, como eu já disse, não há ninguém inútil, não há ninguém sem valor. Você pode ser usado de uma maneira extraordinário como jamais imaginou. Entregue-se completamente a Ele e confie nos planos de Deus para a sua vida.

A soberania e a misericórdia de Deus andam juntas. Talvez você não consiga ver Deus agindo em tua vida, mas Deus ainda tem a tua vida na palma de suas mãos. Talvez você ache que as coisas que dão erradas mostram a inexistência de Deus, mas Deus transforma o mal em bem, nada está encoberto. Nós é que somos míopes demais para enxergar isso.

A esperança cristã continua firmada no Deus que conduz a história. Deus permite o mal e o utiliza para fins bons, e Deus permite o mal para produzir um bem maior. Por isso, vivemos pela fé e sempre na esperança, tendo a convicação que Deus se importa conosco. O que nos leva a refletir sobre a 2a característica de Deus que a história de Rabe nos ensina.

2)Deus se importa com a tua vida eterna (vv.  8-11)

Nos versos 9 e 10 verifica-se: “e lhes disse: — Bem sei que o Senhor deu esta terra a vocês, e que o pavor que vocês estão causando caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão se derretendo de medo. Porque ouvimos que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vocês, quando saíram do Egito. Também ouvimos o que vocês fizeram com os dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam do outro lado do Jordão, os quais vocês destruíram.” 

De alguma maneira Deus se revelou a Raabe de forma para que ela conhecesse e cresse em Deus mesmo sem fazer parte do povo de Israel, isso fica ainda mais evidente ao verificarmos que ela faz parte da genealogia de Jesus, como já citei no início. Verificamos aqui que não importa de onde a pessoa seja, ou qual a sua descendência, Deus se revela a ela. Você pode vir da família mais humilde ou da mais rica e famosa, para Deus você terá a mesma importância.

Talvez  você ainda não creia verdadeiramente em Jesus Cristo. Deus lhe chama hoje a uma fé real, ele lhe chama hoje a salvação eterna. Você pode hoje ter a certeza que irá passar a eternidade com Cristo Jesus no céu, para isto são necessário dois requisitos: crer em Jesus Cristo como Senhor e salvador e se arrepender de seus pecados.

Você não é inútil, para Deus todos nós nascemos iguais, separados da glória de Deus. Todos precisam de Deus. Não pense que por alguém falar com palavras bonitas ou por orar de forma fervorosa essa pessoa é mais valiosa para Deus do que você. Deus te ama tanto que se creres em Cristo Jesus como Senhor e salvador de sua vida, terás toda a eternidade no céu junto a Ele.

Meu apelo é que você ore a Deus, mesmo que não consigas compreender muita coisa, mas ore para que ele seja o Senhor e salvador de sua vida.

3) Deus se importa com a tua vida terrena (vv. 12-14)

Deus cuida de você enquanto estiver neste mundo também, Ele se importa com o seus problemas e as suas dificuldades. Assim como ele cuidou de José do Egito, de Raabe e do Apóstolo Paulo, por exemplo.

Nestes versos de 12 a 14 verificamos o cuidado de Deus com Raabe e com os de sua casa:

E agora jurem pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para com vocês, vocês também usarão de misericórdia para com a casa de meu pai e que me darão um sinal certo
de que conservarão a vida de meu pai e de minha mãe, dos meus irmãos e das minhas irmãs, com tudo o que eles têm, e de que livrarão a nossa vida da morte.”

Nesse contexto verifica-se que Deus proveu proteção para os pais e irmãos de Raabe, mostrando o cuidado que Deus também possui com as coisas que fazem parte do nosso cotidiano aqui na Terra. Nesse caso foi com relação a vida dos mais próximos de Raabe, assim como, ele cuida de qualquer outra área de nossas vidas.

Ao crer em Cristo os problemas dos seres humanos não somem automaticamente de uma vez por todas. Mas você pode ter a certeza de que Deus está contigo, cuidando de ti, em meio a qualquer uma de suas dificuldades. Com Deus você nunca estará sozinho.
Como lemos em Romanos 8:38-39: 38Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Conclusão

Não somos inúteis, Deus tem um propósito para a sua vida.

Então, não desperdice a sua vida! A literatura está cheia de histórias que retratam a nossa peregrinação aqui na Terra. E um dos motivos para termos esperança no meio de tantas idas e vindas é porque não estamos aqui por acaso. De um modo geral ter uma vida que tenha valido a pena é ter alcançado bens materiais, estabilidade financeira e um final de semana para pescar ou praticar outro hobbye. Mas, a Bíblia nos mostra que a vida vale a pena quando ela não é desperdiçada em coisas perecíveis e sem valor eterno. E o que seria valor eterno? É a vida das pessoas, invista na vida das pessoas, elas terão uma vida eterna com certeza, mas se essa eternidade será no céu ou no inferno vai depender se colocaram sua fé em Jesus Cristo ou não.

Pregue o evangelho enquanto houver folego em seu ser, pois quando Jesus voltar, a mão de misericórdia divina fechará, e não haverá mais oportunidade de conversão.

É incrível como as pessoas ainda se asustam por termos dificuldades de pregar, pela ideologia de gênero estar crescendo e por cristãos serem cancelados nas redes sociais por falarem a verdade sobre o pecado. Mas isso acontece porque o Diabo reina neste mundo, onde as pessoas não tem Deus. Não tenha medo de rejeição, os apóstolos de Cristo morreram por pregarem o evangelho, os mártires dos primeiros séculos da igreja também morreram pelo mesmo motivo. Porque conosco as pessoas aceitariam o evangelho de bom grado sem nem retrucar? Não tenha medo da rejeição, pois ela não é em relação a você, mas é em relação a mensagem de Deus pregada por você.

Pr. Anderson Weige Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *